Qualidades do West Highland White Terrier

Aqui descreveremos um pouco do temperamento, comportamento e das qualidades do West.

Charme e elegância

A primeira grande qualidade do Westie é o  grande charme destes pequenos peludos que possuem uma aparência única,  um olhar terno e doce. Se confundem com ursinhos de pelúcia convidando-nos ao abraço apertado.

Independência

Por ser cães originalmente de raça, os westies são bastante independentes.Essa independência acabou os tornando excelentes cães para  famílias que trabalham fora de casa, porque eles se adaptam perfeitamente ao fato de terem que ficar sozinhos por um tempo .São independentes sem perderem sua afetuosidade com os donos.

Adaptabilidade

É uma das qualidades mais marcantes do westie.Eles se adaptam ao ritmo de vida da família.Se adaptam a qualquer tamanho de ambiente (casa, apartamento), bem como a viagens, festas e a rotina da casa. Isso que dizer que por exemplo se você não puder andar com ele todos os dias o Westie vai dar um jeito de se exercitar, mesmo que seja andando de um lado para o outro dentro de casa, já que são cães que adoram andar e se exercitar. Eles podem se acostumar com facilidade com a presença de outros cães da família, ou mesmo com outros animais de estimação, como gatos por exemplo, e isso é muito importante para ele e para a família que estará com ele. São cães que se dão muito bem com crianças , adultos e até aos mais idosos.

Comportamento

Quando filhote, comete travessuras, como roer sapatos, chinelos, esconder meias, coisas típicas de filhotes, após 6, 7 meses tornam-se extremamente bem comportados.
Por serem curiosos e observadores, ao extremo, aprendem logo a associar causa e consequência. Se o dono pega a chave, ele já corre para a porta, se veste determinada roupa eles sabem que não serão levados e ficam quietos. Também sabem resolver problemas: o osso entrou debaixo da geladeira? Tentam tirar com o focinho. Não deu? Tentam enfiar a pata de frente. Ainda sem sucesso? Enfia-a de lado. Por fim, vai atrás do dono!

qualidades /afetuosidade

Os Westies são afetuosos sem ser pegajosos. São muito amigos e companheiros, uma verdadeira "sombra branca" atrás do dono, um amigo para assistir TV ou para passear ,são sempre  muito dóceis com toda a família.
Estão sempre prontos pra uma brincadeira e atividade física.
É difícil explicar mas eles parecem que sabem quando alguém na casa esta triste e logo contagiam as pessoas com toda a sua alegria.
São um pouco  teimosos, mas com o estímulo certo aprendem facilmente uma tarefa, principalmente se houver uma recompensa envolvida, ou se a tarefa for bem divertida (do ponto de vista deles, é claro!).
Da mesma forma, eles podem aceitar muito bem as brincadeiras das crianças, desde que as crianças saibam tratá-los com respeito. (aliás, qualquer animal deve ser tratado com cuidado e respeito sempre).Lembre-se que nenhum cãozinho gosta de  ser apertados e esticados. Em compensação, Westies possuem um forte senso de humor e não costumam ficar magoados por muito tempo.
Por serem cães de caça, adoram cavar buracos, por isso cuidado com vasos e plantas pelo chão.

Vigilância

Westies são excelentes vigias ocupando a 4a posição entre os 10 Latidos de Vigia Mais Eficientes, segundo a classificação do livro "A Inteligência dos Cães", do pesquisador Stanley Coren., avisando quando qualquer pessoa ou barulho estranho se aproxima de seu território.

Coragem

Como a maioria dos cachorros pequenos é um grande erro subestimar a "autoridade" e capacidade de enfrentar grandes desafios destes cães. Sua coragem e auto-confiança, podem deixar-lhe em situações um tanto difíceis, porque como boa parte dos terriers, os Westies não parecem reconhecer o seu real tamanho.

Inteligência

São cães muito inteligentes e fáceis de serem adestrados.
Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irá depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento.
Também é muito recomendado que não se grite com este tipo de cachorro. Eles parecem especialmente sensíveis aos gritos. Para repreendê-los basta usar um tom de voz firme.